sábado, 22 de agosto de 2009

Endometriose

O que é?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

Como se desenvolve?

A causa exata é desconhecida. Uma teoria sugere que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade peritoneal abdominal, onde se implantariam. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas de Falópio, superfície externa do útero e septo reto-vaginal (área entre a vagina e o reto). Outras teorias sugerem alterações do sistema imunológico e mesmo uma herança genética.

A cada menstruação este tecido endometriótico sangra causando dor pélvica, dor durante a relação sexual, queixas urinárias, intestinais e infertilidade.

O que se sente?

Os sintomas mais comuns incluem:
dismenorréia severa (dor pélvica cíclica que ocorre antes e durante a menstruação)
dispareunia (dor durante ou logo após o ato sexual)
dor pélvica crônica
infertilidade
sintomas urinários com micções dolorosas
dor na região lombar baixa (costas)
desconforto abdominal


Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico geralmente inclui uma laparoscopia que é um procedimento cirúrgico ambulatorial onde uma câmara é inserida na cavidade abdominal através do umbigo, permitindo identificar as lesões e determinar a extensão da doença. A retirada de um pequeno fragmento de tecido suspeito (biópsia) para a realização de um exame anatomopatológico dará o diagnóstico de certeza.

Como se trata?

O tratamento vai depender da idade da paciente, da extensão da doença, da severidade dos sintomas, da duração da infertilidade e dos planos reprodutivos do casal.

Os tratamentos incluem desde a observação em pacientes assintomáticos e não desejosas de gestação, uso de analgésicos para a dor moderada, a interrupção dos ciclos menstruais com ACO usados de modo continuo por 6-12 meses, progesterona de uso diário ou depósito ,medicamentos que inibem o funcionamento dos ovários e os tratamentos cirúrgicos , destruindo o tecido endometrial, removendo todas as lesões e restaurando a anatomia pélvica tanto quanto possível.

A ressecção das lesões por laparoscopia aumenta as chances de gestação em mulheres inférteis.

Os sintomas e o desejo de engravidar vão determinar a terapia mais adequada.

Como se previne?

Não existe prevenção da endometriose que afeta as mulheres em seus anos reprodutivos, mas aquelas que usam anticoncepcionais orais para o controle da gestação tem uma menor incidência da doença.

ACNE

Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Manifestações clínicas

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo polissebático, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.
As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor freqüência, nas costas, peito, ombros e braços.
Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas.

Tipos de lesões

Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo polissebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam mais quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.
Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto - popularmente conhecido como cravo - costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.
Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.
Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.
Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou quelóides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

Conseqüências da acne

A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única conseqüência visível a longo prazo. Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.

Alvos, em alguns casos, de discriminação, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. Por esses motivos, é aconselhável, além do tratamento físico, o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social.

Tratamentos

Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação. Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:
Esfoliação da pele

A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele.
Antibióticos tópicos e orais

A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor.
O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.
Tratamento hormonal

Nas mulheres, é possível a aplicação de tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos.

Retinóides tópicos

Os retinóides tópicos agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. Eles não impedem a produção de sebo. Estão relacionados à vitamina A (retinóides significa semelhantes ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A).
Retinóides orais

Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoína durante um período de 6 a 8 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito eficiente; no entanto, pode causar efeitos colaterais perigosos. Por isto, só deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente.
O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância possa prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo, é fundamental que os pacientes façam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que comprovam que a droga pode gerar depressão. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Por essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.

Agentes básicos

Algumas soluções inorgânicas de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3) têm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicações tópicas seguidas. Como o sebo nada mais é que um conjunto de ácidos graxos, estas substâncias aplicadas agem na neutralização destes ácidos, formando sais orgânicos que não servem de alimento para as bactérias e não têm aspecto oleoso.

Cura

Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da acne, que normalmente diminui com a idade, acabando depois dos 20 anos. Em casos especificos, ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.

Tabagismo

APRESENTO-LHES O" CIGARRO".
O cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes;que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa.Na fase gasosa é, é composta dentre outros, por monóxido de carbono,amônia,cetonas,formaldeído,acetaldeído,acroleína.A fase particulada contém nicotina e alcatrão.Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e orgãos,contém mais de 60 cancerígenos,sendo as principais citadas abaixo:

  • Nicotina: é a causadora do vício e cancerígena;

  • Benzopireno: substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

  • Substância Radioativas: polônio 210 e carbono 14;

  • Agrotóxicos: DDT;

  • Solvente: benzeno;

  • Metais pesados: chumbo e cádmio( um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado,rins e pulmões,tendo meia vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda  de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão , câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);
  • Níquel e Arsênico: armazenam-se no fígado e rins, ossos e dentes,resultando em gangrena dos pés,causando danos ao miocárdio,etc.
Só os fumantes não acreditam que são:

  • Nove mortes por hora;

  • 80mil por ano;

  • 90% dos casos de câncer do pulmão;

  • 80% dos enfisemas pulmonares;

  • 25% dos infartos do miocárdio;

  • 40% dos derrames cerebrais;

  • 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas américas;

  • Quatro milhões morrem por ano.

À pedido de Dayanne

Influenza A H1N1.....Gripe Suína!


O que é Gripe Suína?

Como as pessoas, os porcos podem pegar influenza (gripe), mas os vírus que os atacam não são os mesmos que adoecem os seres humanos. Gripe suína, geralmente, não afeta as pessoas, e os raros casos que aconteceram no passado foram com pessoas que tiveram contato direto com suínos.

Porém, o surto atual de gripe suína é diferente. É causada por um novo vírus da gripe suína (H1N1), uma espécie de mutação que se propagou a partir de pessoa para pessoa, e isso está acontecendo entre quem não teve qualquer contato com suínos.

Quais os sintomas da Gripe Suína?

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarréia e vômitos.
Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, logo, apenas a análise dos sintomas não podem diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais.

A gripe Suína é uma doença grave?


Os casos de gripe suína estão bastante variados. Enquanto no México pessoas morreram ou estão em estado grave, alguns casos nos Estados Unidos são de gravidade média.
Mas isso pode mudar. O vírus pode se transformar, e se tornar mais ou menos perigoso.
Cientistas estão atentos, analisando o vírus para tentar prever o que irá acontecer futuramente, mas especialistas advertem que é difícil prever quando e como o vírus da gripe irá mudar.

.O que uma pessoa que suspeita estar com gripe suína deve fazer? Quando deve marcar uma consulta médica?


Quem está com sintomas da gripe suína deve ficar em casa, e, quando tossir ou assoar o nariz, cobrir a boca e o nariz com um lenço. Após descartar o lenço, deve lavar as mãos cuidadosamente. Essas medidas podem prevenir a propagação da doença.
Consultas médicas devem ser marcadas o mais rápido possível por quem apresenta sintomas, principalmente se a pessoa esteve recentemente em alguma área de risco, ou após contato com alguém que esteve.
O médico não pode determinar se uma pessoa está ou não com gripe suína apenas observando sintomas, mas ele está habilitado para realizar exames laboratoriais que serão enviados para departamentos de saúde aptos para detectar a doença. Os exames estão sendo realizado somente em casos graves.

Como a gripe suína se espalha? Através do ar?

O novo vírus da gripe suína aparentemente se espalha de maneira semelhante à gripe comum. Você pode se contaminar entrando em contato direto com uma pessoa doente ou após coçar os olhos, boca e nariz depois de tocar algum objeto que ela tocou recentemente, por exemplo. Por isso, lavar as mãos deve se tornar um hábito, mesmo entre quem não está doente.
Pessoas infectadas podem começar a propagar o vírus um dia após o aparecimento dos sintomas, e por sete dias após ficar doente, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC).
O vírus da gripe suína pode se espalhar pelo ar se uma pessoa infectada tossir ou espirrar sem cobrir o nariz e a boca.

Como a gripe suína é tratada?


O novo vírus da gripe suína é sensível às substâncias fosfato de oseltamivir e zanamivir. O CDC informou que medicamentos para prevenir ou tratar a gripe suína são mais eficazes quando tomados dentro das primeiras 48 horas em que os sintomas foram percebidos. Mas nem todos necessitam desses medicamentos, muitas das primeiras pessoas nos Estados Unidos com casos confirmados de gripe suína se recuperaram sem tratamento. O Department of Homeland Security liberou 25% do seu estoque de medicamentos que combatem a gripe suína.
Especialistas de saúde têm solicitado que as pessoas não façam estoques dessas substâncias e não se auto-mediquem.

Existe uma vacina que combate a gripe suína?


Não existe.Mas a Organização Mundial de Saúde está pesquisando sobre o vírus, para que uma vacina possa ser elaborada. É um lento processo que pode durar meses.
Nesse momento, está sendo realizada no Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (que irá até o dia 8 de maio), direcionada à população com mais de 60 anos. Porém, essa vacina destina-se somente à proteção contra a gripe comum e não protege contra a gripe suína.

É arriscado comer carne de porco?


Não. A carne de porco não pode transmitir gripe suína, já que a alta temperatura necessária para preparar o alimento mata o vírus.

.O que eu posso fazer para me informar?


Acompanhe o que está acontecendo na sua cidade, no seu país, e no mundo.
Departamentos de saúde de onde você vive, e de outros lugares, estão sempre disponibilizando informações importantes a respeito da gripe suína, e do quanto a doença está se propagando. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.
Não entre em pânico, mas tenha em mente que medidas preventivas são sempre úteis.

Quais as medidas de prevenção ao se visitar áreas afetadas?


Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário.
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
Evitar locais com aglomeração de pessoas.
Evitar o contato direto com pessoas doentes.
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.
Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.
Não usar medicamentos sem orientação médica .

Já existiram surtos anteriores de gripe suína?


Sim. Houve um surto gripe suína em Fort Dix, Nova Jersey, em 1976, entre militares. Durou cerca de um mês e desapareceu misteriosamente, tal como apareceu. Uma pessoa morreu entre as 240 que foram infectadas.
A gripe suína que se espalhou em Fort Dix foi um tipo da H1N1. Essa variação também foi responsável pela catastrófica pandemia de 1918-1919, que resultou em milhões de mortes.

O que quer dizer pandemia?


A Organização Mundial da Saúde declarou a gripe suína como uma pandemia. A elevação da classificação da gripe suína para o nível seis que indica que sua incidência passou a afetar um número maior de países, 74 no total, com 27.737 infectados pelo vírus AH1N1 e 141 mortes.

À pedido de Samara..(Vea).

Gravidez na Adolescência

Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência, levando milhares de jovens a uma experiência fora de hora, dada a inexperiência e conseqüente dificuldade em cuidar do filho que chega.




Dentre os variados fatores que colaboram para que ocorra este fenômeno em grande número, destacamos a falta de objetivos encontrada nos jovens de classe social mais baixa, que acaba vislumbrando num filho a chance de ter um projeto de vida, além de encontrar a oportunidade de constituir uma identidade, uma vez que não consegue se inserir na vida profissional. Outras condições também se encontram presentes na vida desta população que engravida neste período, tais como lares desestruturados e com pequeno nível de comunicação entre pais e filhos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

De Olho no Colesterol e Triglicérides.

     


Colesterol




Existe uma substância nas nossas células chamada "bom colesterol". É um nutriente indispensável para a manutenção das membranas celulares, da síntese da vitamina D, além de ser constituinte de hormônios como o estrógeno e a testosterona.O corpo necessita apenas de um pouco para que os órgãos funcionem normalmente. Mau funcionamento do organismo, vida sedentária, alimentação inadequada, fazem com que essa gordura aumente e se acumule nas paredes dos vasos sangüíneos, obstruindo as artérias e dificultando a passagem do sangue. Se esse aumento não for controlado a tempo, pode ocasionar ataques do coração e derrames cerebrais.


Tipos de colesterol



Existem três tipos de colesterol no sangue:



HDL: É o colesterol de alta densidade, também chamado de "bom colesterol" porque impede que a gordura se acumule nas artérias.


LDL: É o colesterol de baixa densidade, também chamado de "mau colesterol" pois, em altos níveis, pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral.


Modernamente, sabe-se que o perigo não está nos índices de colesterol total, mas na alta proporção do colesterol "ruim" em relação ao bom colesterol.



Recomendações para a dosagem de colesterol


Todo adulto com mais de 20 anos deve submeter-se a uma dosagem de colesterol total (CT) e de HDL. (O diagnóstico se faz por meio de exame de sangue, que é simples, seguro e barato)


Se o paciente apresentar CT (Colesterol Total < 200 mg/dl e HDL > 35 mg/dl) nova dosagem deve ser feita em 5 anos.


Níveis perigosos de LDL: acima de 160


Limite: 130-160


Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 95.


Os níveis de colesterol, em crianças e adolescentes, fazem prever os níveis nestes indivíduos quando adultos. Como a correlação não é linear, aconselha-se que a dosagem seja feita apenas para pacientes de risco aumentado, ou pertencentes a famílias com história de doença cardiovascular.




Triglicérides


As triglicérides funcionam como reserva de energia, mas sua taxa no sangue pode ser aumentada pela inatividade, excesso de peso, alimentação rica em carboidratos refinados (álcool, doces, massas, pão branco). Se o paciente apresenta outros fatores agravantes como diabetes ou tabagismo, corre o risco de doença coronariana.

Níveis perigosos: acima de 200

Níveis desejáveis: abaixo de 200

Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 70

Como taxas elevadas de colesterol e de triglicérides não apresentam sintomas, só o exame de sangue poderá revelar a presença de gordura no sangue.



Homocisteína

 
Após a ingestão de uma refeição rica em proteínas, a quantidade de homocisteína, aminoácido modificado, eleva-se no sangue. Altas concentrações dessa substância geram problemas para as artérias.


Níveis perigosos: acima de 14

Limite: 10-14

Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 10.



Lipoproteína



Altos níveis de lipoproteína A são problemáticos quando acompanhados de altos níveis de colesterol, pois impedem que os coágulos se dissolvam, aumentando assim, os riscos de um infarto.





Níveis perigosos: acima de 25

Limite: 15-25

Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 15


Tratamento


O tratamento consiste, inicialmente, em


Dieta com restrição de gordura (leite desnatado, carnes magras, frango sem pele, peixes, frutas, vegetais).


Adição de fibras (aveia, farelo de trigo)


Exercícios físicos regulares.


Se o nível de colesterol não baixar, o médico recomendará drogas redutoras em forma de medicamentos adequados.


Recomendações

Fumo e álcool para quem tem colesterol alto podem ser graves fatores de risco.

Lembrete

Quanto maior a taxa de colesterol, maior a probabilidade de pressão alta.



Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br




Enxaqueca.


O QUE SÃO ENXAQUECAS ?







ENXAQUECAS SÃO CRISES DE DOR DE CABEÇA DE INTENSIDADE MODERADA / GRAVE , GERALMENTE UNILATERAIS , LATEJANTES E HABITUALMENTE ACOMPANHADAS DE NÁUSEAS, VÔMITOS, INTOLERÂNCIA À CLARIDADE , BARULHO E CHEIRO. APRESENTAM UMA PREVALENCIA DE 16% NAS MULHERES E DE 6 % DOS HOMENS . SÃO MAIS FREQUENTES NAS MULHERES, TENDO SEU INÍCIO NA PUBERDADE E SE EXTENDEM HABITUALMENTE POR TODA VIDA FÉRTIL. PODEM APRESENTAR GRANDE MELHORA DURANTE AS GESTAÇÕES E APÓS A MENOPAUSA. AS CRISES TEM FREQUÊNCIA VARIÁVEL, DURAM POR HORAS OU ATÉ DIAS, PODENDO ALCANÇAR NUM PERCENTUAL RAZOÁVEL DE PACIENTES UMA FREQUÊNCIA DIÁRIA OU QUASE QUE DIÁRIA .



ALGUNS PACIENTES ANTES DAS CRISES APRESENTAM ALTERAÇÕES VISUAIS ( VISÃO EMBASSADA, LUZES COLORIDAS OU ATÉ PERDA PARCIAL DA VISÃO ). ESTAS ALTERAÇÕES GERALMENTE PRECEDEM AS CRISES E DURAM POR CERCA DE 30 MINUTOS . AS CRISES PODEM OU NÃO TER FATORES DESENCADEANTES TAIS COMO : DORMIR MUITO, DORMIR POUCO , DORMIR FORA DE HORA , DETERMINADOS ALIMENTOS , CHEIROS FORTES , CICLO MENSTRUAL, EXPOSIÇÃO AO SOL, ESFORÇO FISICO E BEBIDA ALCÓLICA E STRESS EMOCIONAL , DENTRE OUTROS. ESTES FATORES DEVEM SER PARTICULARIZADO PARA CADA PACIENTE .ACREDITA-SE HOJE QUE AS CRISES TENHAM SEU INÍCIO EM ÁREAS ESPECÍFICAS DO ENCÉFALO (TRONCO CEREBRAL) . INICIADO ESTE PROCESSO (ESPONTANEAMENTE OU POR FATORES EXTERNOS) HÁ ENVOLVIMENTO DE VIAS NERVOSAS E DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (NEUROTRANSMISSORES) QUE QUANDO LIBERADAS PROVOCAM DOR, CONFIGURANDO ENTÃO UMA CRISE COM TODO SEU CORTEJO DE SINTOMAS. MUITO PROVAVELMENTE AS ENXAQUECAS TENHAM COMPONENTES GENÉTICOS DE TRANSMISSÃO, POIS NÃO É RARO ENCONTRARMOS FAMÍLIAS COM VÁRIAS PESSOAS AFETADAS. A ENXAQUECA NÃO É UMA DOENÇA ESTRUTURAL DO ENCÉFALO (POR ESTA RAZÃO TODA A INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL E DE NEURO-IMAGEM É NORMAL ), MAS SIM UMA DOENÇA DISFUNCIONAL .

COMO AS ENXAQUECAS SÃO DIAGNOSTICADAS ?

A PARTIR DE 1988 A INTERNATIONAL HEADACHE SOCIETY ( IHS) PUBLICOU CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA A ENXAQUECA . ESTE FATO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE SERÁ IMPORTANTE SE DIFERENCIAR UMA ENXAQUECA (CEFALÉIA DOENÇA) DE OUTRAS FORMAS DE DOR DE CABEÇA QUE SEJAM SINTOMAS DE OUTRAS DOENÇAS, COMO AQUELAS DORES DE CABEÇA QUE ACOMPANHAM AS MENINGITES, OS SANGRAMENTOS CEREBRAIS, OS TUMORES CEREBRAIS OU ATÉ MESMO SINUSITES AGUDAS (CEFALÉIA SINTOMA). A PESSOA MAIS INDICADA PARA REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO CORRETO É O MÉDICO.

COMO SE TRATA ENXAQUECA ?

EXISTEM DUAS FORMAS DE TRATAMNTO DA ENXAQUECA .


O TRATAMENTO DA CRISE E O TRATAMENTO PREVENTIVO.


NO TRATAMENTO AGUDO SÃO UTILIZADOS DESDE ANALGÉSICOS COMUNS, ATÉ DROGAS MAIS POTENTES COMO OS ANTI-INFLAMATÓRIOS E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS MAIS ESPECÍFICOS COMO AS ERGOTAMINAS E MAIS RECENTEMENTE UM GRUPO DE DROGAS CHAMADAS TRIPTANOS . O TRATAMENTO DEVERÁ SER SEMPRE INDIVIDUALIZADO DE ACORDO COM A INTENSIDADE DA DOR , SUA DURAÇÃO E A INVALIDEZ QUE ELA PROVOCA NESTAS PESSOAS. DEVE-SE SEMPRE RESPEITAR AS CONTRA- INDICAÇÕES DESTES MEDICAMENTOS.

O TRATAMENTO PREVENTIVO CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE DROGAS QUE IMPEDEM QUE O PACIENTE TENHA CRISES .

SÃO MEDICAMENTOS DE USO DIÁRIO, PRESCRITOS POR UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE CERCA DE 60% DOS PACIENTES QUE SE SUBMETEM A TRATAMENTO PROFILÁTICO APRESENTAM MELHORA CLÍNICA. OCORRE DIMINUIÇÃO DA FREQUÊNCIA, DA INTENSIDADE E DA DURAÇÃO DAS CRISES. ALÉM DO FATO QUE OS EPISÓDIOS DOLOROSOS QUE OCORREM NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO SEREM GERALMENTE DE MENOR INTENSIDADE E MAIS RAPIDAMENTE RESOLVIDAS .

TODA ESTA EXPLICAÇÃO SE PRENDE AO FATO QUE UMA PARCELA NÃO DESPREZÍVEL DE PACIENTES, EM VIRTUDE DE SUAS CRISES FREQUENTES, ACABAM FAZENDO USO ABUSIVO DE MEDICAÇÃO ANALGÉSICA, PERPETUANDO SUAS CRISES E IMPEDINDO QUE ELAS DESAPAREÇAM POR COMPLETO. ESTES MEDICAMENTOS TOMADOS EM DEMASIA TAMBÉM PODEM SER RESPONSÁVEIS A MÉDIO PRAZO POR EFEITOS COLATERAIS GRAVES NOS SISTEMAS RENAL E HEPÁTICO.

QUALIDADE DE VIDA PARA OS PORTADORES DE CEFALÉIAS OU ENXAQUECAS.

AS ENXAQUECAS SÃO UMA DAS CAUSAS MAIS IMPORTANTES NA DIMINUIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDAS DAS PESSOAS . ELAS AFASTAM AS PESSOAS DO CONVÍVIO SOCIAL, PROFISSIONAL E ATÉ FAMILIAR. SABE-SE HOJE QUE OS PORTADORES DE ENXAQUECA FALTAM CERCA DE 12 DIAS A MAIS POR ANO QUE OS NÃO PORTADORES DESTA DOENÇA, COM IMPLICAÇÕES DE CUSTO SOCIAL PARA AS FONTES PAGADORAS.

À pedido de Dodora.




















Hemofilia...Você sabe o que é?


Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sangüínea. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimentos e as articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. Os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente sob a forma de equimoses (manchas roxas), que se tornam mais evidentes quando a criança começa a andar e a cair. No entanto, quando acometem a musculatura das costas, não costumam exteriorizar-se. Nos quadros leves, o sangramento ocorre em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas. O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas. Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque. Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular. Recomendações· Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos freqüentes e desproporcionais ao tamanho do trauma; ·Manchas roxas que aparecem no bebê quando bate nas grades do berço podem ser um sinal de alerta para diagnóstico da hemofilia; ·Os pais precisam ser orientados para saber como lidar com o filho hemofílico e devem estimular a criança a crescer normalmente; ·A pratica regular de exercícios que fortaleçam a musculatura é fundamental para os hemofílicos. No entanto, esportes como judô, rúgbi e futebol são desaconselhados; ·Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as seqüelas musculares e articulares causadas pela hemorragia. http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=110

Importância do Pré Natal!


O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida, no qual a equipe de saúde procura diagnosticar e tratar doenças preexistentes, da realização de um diagnóstico precoce de qualquer alteração tanto da mãe quanto do feto para que dentro das possibilidades existentes elas possam ser corrigidas.O pré-natal é muito importante para que se tenha uma assistência também psicológica e emocional , pois este é um período onde a mulher vive uma fase mais sensível, mais emotiva, onde surgem muitas dúvidas e medos. E é fundamental que possamos também orientá-las e ajudá-las a se situar de uma maneira equilibrada e tranqüila, simplesmente voltada às sensações boas e novas que ela começa a apresentar. Através de um acompanhamento é possível assegurar maior equilíbrio à gestante.

Exame Ginecológico( Papanicolaou)


O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.