domingo, 30 de agosto de 2009

SEDENTARISMO NÃO!

A falta de atividade física é denominada sedentarismo, o qual pode trazer diversos males para a saúde, pois caracteriza-se pela ausência ou diminuição de exercícios físicos nos seres humanos. Esta imobilidade traz diversas conseqüências para o funcionamento do organismo, entre os problemas associados estão à hipertensão arterial, aumento do colesterol, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de câncer.
O correto é gastar energia e para isso, existem diversas alternativas. Pode não parecer, mas varrer a casa e subir escadas ajuda a melhorar a saúde e pode ser o primeiro passo para sair do sedentarismo. Aos poucos, através de pequena atitudes, o ser humano pode tomar gosto pelas atividades e deixar de vez o sedentarismo de lado, algumas dicas são:

- Sempre que precisar subir ou descer poucos andares, deixe o elevador de lado e utilize as escadas.
- Se a escola de seu filho está nas proximidades da sua casa, saia um pouco mais cedo e vá levá-lo e buscá-lo a pé.
- No shopping, dê preferência aos degraus para subir e descer em vez de optar por escadas rolantes ou elevadores.
- Deixe o carro na garagem e vá a pé ao supermercado, à padaria, à farmácia ao açougue próximos de casa.

Exercícios aeróbicos como caminhar, pedalar e nadar são atividades válidas para combater o sedentarismo e ter um hábito de vida mais saudável. A Sociedade Brasileira de Cardiologia indica atividades físicas regulares, cinco vezes na semana, por 30 minutos diários, para a prevenção de doença e manutenção da saúde. A prática dos exercícios devem ser orientada por especialistas, como médicos (que irão realizar exames clínicos, laboratoriais e testes ergométricos) e por profissionais de Educação física que realizaram a prescrição dos exercícios à partir do laudo do médico.

Então, levante-se! Saia do sedentarismo!

Autoria: Profª Esp. Érica Monteiro.